Com a pandemia ainda em alta e a economia ainda em recuperação, a eleição presidencial se torna uma das mais importantes da história do Brasil. Desde já, candidatos começam a lançar suas pré-candidaturas e a corrida começa a esquentar. Mas quais são as possíveis apostas e tendências? Analisaremos a seguir.

Entre os principais candidatos, estão o atual presidente Jair Bolsonaro, que busca a reeleição, e o ex-presidente Lula, que busca retornar ao poder após sua condenação e posteriormente sua absolvição. Outros nomes que estão sendo cogitados são o governador de São Paulo, João Doria, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o apresentador de TV Luciano Huck.

No entanto, as pesquisas de opinião dão sinais de que os dois principais candidatos são Bolsonaro e Lula. De acordo com pesquisa Datafolha realizada em maio de 2021, Bolsonaro está empatado tecnicamente com Lula, que tem 41% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 23%. Em terceiro lugar, aparece Sergio Moro, com 7% das intenções de voto.

Mas o que pode mudar essa tendência? Vários fatores podem influenciar a eleição presidencial, como a crise sanitária, a economia, a corrupção, entre outros. No momento, a pandemia ainda é um grande desafio para o governo federal, que enfrentou críticas pela forma como lidou com a situação. Além disso, a recuperação econômica ainda não é suficiente para gerar confiança na população.

Outro fator que pode influenciar a eleição é a corrupção. Com a Operação Lava Jato ainda fresca na memória dos brasileiros, a honestidade dos candidatos pode ser um grande diferencial. Nesse quesito, Sergio Moro, que foi juiz da Lava Jato, tem grande vantagem.

Por fim, outro fator que pode impactar a eleição é a união da esquerda. Com a possível candidatura de Lula, a esquerda pode se unir em torno de um único nome, o que pode consolidar sua posição como favorito.

Diante disso, é difícil fazer uma aposta certeira. O cenário ainda é incerto e muita coisa pode acontecer até as eleições. No entanto, as pesquisas de opinião e os fatores mencionados acima podem ajudar a traçar um cenário provável. Resta-nos aguardar o desenrolar dos eventos e torcer por um Brasil melhor.